terça-feira, 24 de agosto de 2010

Fonoaudiologia e Escola

Por Fga. Léa Travi Lamonato CRFa. 9087

Atenção ao desenvolvimento da audição e da linguagem do seu filho!!

O bebê, quando precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas, chora instintivamente, e esse choro é então interpretado pela mãe, que lhe atribui uma função comunicativa. Eis o início da comunicação humana.

A aprendizagem do bebê inicia-se logo após o nascimento, quando começa a explorar os ambientes por meio dos sentidos.

Para a aprendizagem da linguagem, ouvir sons e vozes é de suma importância, para isso, é também necessário que a audição esteja se desenvolvendo normalmente.

O bebê aprenderá a conversar através do murmúrio, do balbucio (repetição de sílabas sem significado) e da imitação das vozes que ouve. É fundamental que os adultos conversem com as crianças e estejam atentos a ouvi-las, mesmo que não compreendam ou acreditem que elas não possam compreendê-los.

Durante o período de 7 a 9 meses, o bebê começa a adaptar as vocalizações aos sons da língua que se fala no ambiente do lar. Descobre que sons diferentes significam coisas diferentes.

Por volta dos 10 e 14 meses de idade surge a primeira palavra do bebê. Aos 18 meses sua fala expressiva possui cerca de dez a vinte palavras.

Aos 2 anos e meio de idade, o vocabulário aumenta muito e a criança é capaz de se expressar por frases simples. Com 3 anos a criança entende a maior parte daquilo que ouve dos adultos. Faz uso de novas palavras e sabe fazer uso da linguagem para conseguir o que deseja, conversando por meio de frases completas que podem ser entendidas em até 80% pelo ouvinte.

Aos 4 anos e meio e/ou 5 anos, já é capaz de pronunciar adequadamente os fonemas de sua língua, sua linguagem está completa, devendo apenas ser aprimorada.

Toda criança aprende pelas suas vivências, e é ouvindo a conversa dos adultos que poderá, aos poucos, entender os mecanismos da linguagem, e assim se desenvolver.

A criança fala conforme o seu meio ambiente. Aquela que convive em ambientes onde está mais exposta a fala, terá seu vocabulário mais rico e seu desenvolvimento será mais rápido. Neste sentido, o papel da família e da escola, é fundamental.

Para que a criança possa se desenvolver adequadamente, ultrapassando cada fase da aquisição normal da fala, é importante que os adultos que a rodeiam sigam algumas orientações:

• Não imite o falar `errado` da criança, não peça para repetir a palavra por achá-la `bonita` ou `engraçada`, pois o adulto é o modelo que ela seguirá para se corrigir, e a repetição fixará o padrão incorreto.

• Quando a criança cometer um erro, dê a ela o padrão correto sem repetir o erro (exemplo: se a criança diz `áua` para água, diga `Você quer água?`, enfatizando o correto), porém não a corrija excessivamente.

• Não exija da criança uma produção além da esperada para sua idade, respeite a ordem da aquisição fonêmica.

• Observe se a fala da criança é inteligível e encontra-se dentro do padrão esperado para sua idade.

• Propicie o desenvolvimento da fala, deixando que a criança expresse oralmente o que deseja, não atendendo imediatamente após uma solicitação gestual.

• Não use palavras no diminutivo, pois, por serem semelhantes (terminam com `inho`), dificultam sua memorização.

• Todas as atividades que envolvem a expressão da criança são importantes para o desenvolvimento da fala e linguagem. Assim, devem ser proporcionados momentos em que a criança fale, cante e conte histórias, além de outros nos quais o adulto lhe dê o modelo adequado contando-lhe histórias e conversando com elas.



Aquisição dos fonemas ...

De acordo com a idade, é esperado que a criança seja capaz de emitir certos fonemas. Veja abaixo:



IDADE (aproximadamente) FONEMAS

18 meses b, m

2 anos p, t, d, n

2 anos e meio k, g, nh

3 anos f, v, s, z

3 anos e meio x (ch), j (ge-gi)

4 anos l, lh, r, rr, encontros consonantais com r e l

5 anos A aquisição está completa.



Para maiores informações entre em contato com um Fonoaudiólogo

Nenhum comentário: